quarta-feira, 23 de abril de 2014

CURIOSIDADES HISTÓRICAS VOCÊ SABIA QUE...

CURIOSIDADES HISTÓRICAS VOCÊ SABIA QUE...
O 'menor livro do mundo tem 18 milímetros de comprimento por 12 de largura e é um NT impresso nos Estados Unidos em 1895 contendo 860 páginas?

 A história da música Hebraica remonta à primeira pessoa que bateu com um pedaço de pau na rocha, então, percebendo que podia fazer música, a Bíblia diz que Jubal, descendente de Caim, foi inventor da música, Gn 4.21. Mais tarde, a Bíblia diz que o rei Davi inventou vários instrumentos, Am 6.5, e formou um coral de 4000 cantores para louvar ao Senhor com os instrumentos fabricados por ele, I Cr 23.5.

Os Judeus ainda conservam o calendário baseado no ciclo lunar, sendo que contam os anos do início da Era Hebraica em 3761 a.C. O nosso ano de 1975 corresponde ao ano de 5736 do calendário hebraico

O Dr. Lucas registrou a ascensão do Senhor no Evangelho de sua autoria. Lc 24.50-51, dizendo que o Senhor ascendeu aos céus de Betânia, e no livro de Atos, que também é de sua autoria, At 1.9-12, relata que Senhor ascendeu aos céus do Monte das Oliveiras. A explicação é que Betânia estava localizada no declive oriental do Monte das Oliveiras. Então tanto faz dizer que ascendeu de Betânia ou do Monte das Oliveiras.

O juiz de Israel, que se chamava Jair, tinha 30 filhos que cavalgavam sobre 30 jumentos e tinham 30 cidades em Gileade, Jz 10,3-4.

Boquim significa "Lugar dos que choram". Este lugar recebeu este nome porque os israelitas neste local foram repreendidos pelo anjo do Senhor e o povo chorou, Jz 2.1-5.

A cidade de Jericó nos dias da conquista de Josué tinha dois muros. O muro externo tinha 2 metros de espessura e 10 metros de altura e o interno tinha 4 metros de espessura por 10 metros de altura. Entre os muros havia uma distância de 5 metros, onde residia Raabe, Js.

Há no mar da Galileia 22 tipos de peixes, dentre os quais se destaca o famoso peixe de São Pedro.

O Monte das Oliveiras está situado na linha de um cinturão sísmico. A cadeia de hotéis Hílton deixou de construir o hotel mais sofisticado do mundo neste local por orientação de engenheiros sismologistas, Zc 14.4

Houve um dia na história de Israel em que os cães foram proibidos por Deus de latir, Ex 11.7.

Numa época de aperto em Samaria, no tempo do profeta Elizeu, uma cabeça de jumento chegou a custar 80 sidos de prata, II Rs 6.25.

O véu do templo que rasgou de alto a baixo por ocasião da morte de Cristo, referido em Mt 27.51, tinha uma espessura de 10 cm, ou seja, de 4 polegadas. Era tecido com 72 dobras torcidas e cada dobra feita com 22 fios e media 18 metros de altura por 9 metros de largura e somente uma junta de bois podia rasgá-lo.

O pergaminho era feito de peles de ovelhas ou de cabritos, preparados para servir de material de escrita, II Tm 4.13, e substituiu o então tradicional papiro e recebeu esse nome por ter sido idealizado na cidade de Pérgamo, mencionada em Ap.2.12-17.

O grande estudioso da Bíblia, intelectual inglês, Tomas Harwell Horne levou 17 anos contando cada versículo, cada palavra e cada letra da Bíblia até conseguir um cômputo exato.

A primeira revisão da Bíblia terminou em 10 de julho de 1884, depois de 792 dias de 6 horas-de trabalho

terça-feira, 22 de abril de 2014

CURIOSIDADES BÍBLICAS.

CURIOSIDADES BÍBLICAS VOCÊ SABIA QUE...

1. Gênesis24-2; 47.29-31 O juramento com a mão sob a coxa. Significava então submissão, obediência irrestrita. Por isso Deus tocou a coxa de Jacó. (Gn 32.24-32). Realmente, dali para a frente Jacó tornou-se um homem de Deus. Até seu nome foi mudado!

2. Gênesis 37.34-Rasgaras vestes Demonstração de luto, tristeza, lamento. Há 28 casos na Bíblia. Os sacerdotes não podiam fazer isso (Lv 10.6), mas, em Mateus 26.65 o fez, sem razão. Esse ato de rasgar as vestes obedecia a uma série de regras.

3. Juízes5.10-0 cavalgar sobre jumentas brancas Era então costume exclusivo dos reis, juízes e fidalgos isso explica a passagem em apreço.

4. Juízes 9.45 Semeadura de Sal Esse ato significava desolação perpétua sobre o local. Castigo perene

5. 'Rute 3.9- Pôr a aba da capa sobre alguém Significava a proteção. Aqui tratava-se da lei do levirato, conf. Dt 25.5-10, portanto nenhuma indecência havia aqui, como muitos o querem.

6. Salmo 119.83-Um odre na fumaça Odres são vasilhas feitas de peles para o transporte de líquidos. Eram postas sobre a fumaça para ficarem endurecidas pelo calor e fumaça. Isso também fazia aumentar a resistência e a espessura do couro através do encolhimento. Fala do estado de alma de Davi.

7. Mateus 1.18-Maria desposada com José Na linguagem do AT, o termo significa noivos, conforme vemos em Dt. 20.7; 22.23-24. Naqueles tempos, em Israel, o noivado era ato seríssimo. E de fato o é. Os noivos tinham responsabilidade como se fossem casados Em suma: Em Israel, o noivado era o primeiro ato do casamento. Nessa ocasião, o noivo entregava à noiva o contrato de casamento, ou uma moeda inscrita: "Consagrada a mim."

 8. Mateus 25.1-13 - Um casamento oriental As núpcias duravam 7 dias ou mais dias. A união definitiva do casal somente tinha lugar no último dia. Nesse dia, o noivo dirigia-se à casa da noiva à a noite e a conduzia para a sua casa. Às vezes o ato ocorria também de dia. A lua-de-mel durava um ano. (Dt 24.5).

9. Lucas 10.4 - A ordem de Jesus: "A ninguém saudeis pelo caminho " Não se tratava de indelicadeza. 0 tempo que restava para Jesus era pouco, muito pouco, e as saudações orientais tomavam muito tempo, não somente devido à troca de expressões formais, mas também por causa das poses que o corpo assumia. Se os enviados por Jesus cumprimentassem o povo segundo a maneira daquela época. Ele não cumpriria sua missão redentora no devido tempo. Ele sempre se referia ao "meu tempo".

10. Romanos 12.20 - Brasas sobre a cabeça do inimigo (Pv25.21-22) O fato refere-se às leis levíticas de Levítico 16.12, quando o sumo sacerdote fazia expiação pelo povo, incluindo o incensário cheio de brasas. A expiação satisfazia à justiça de Deus, promovendo a reconciliação do homem com Ele. 0 caso aqui citado que serve para dar uma idéia do valor que há na compreensão da vida, das leis, e dos usos e costumes antigos orientais, conforme vemos na Bíblia.

11. Paulo foi maravilhosamente capacitado para grande trabalho entre os gentios:
(a) Por nascimento, era hebreu.
(b) Por cidadania, era romano.
(c) Pela cultura, era grego

segunda-feira, 21 de abril de 2014

O mar de vidro de apocalipse (Escatológico)

“E havia diante do trono um como de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás”

 “...um como mar de vidro”. Simbolicamente o “mar” representa povos, e multidões, e nações, e línguas: em estado de inquietação (cf. Lc 21.25 e Ap 17.15). O “mar” do presente texto, pode simbolizar a “nação santa, o povo adquirido...” pelo sangue do Cordeiro (cf. 1Pd 2.9), que subseqüentemente acharam seu lar nos céus. O “mar” terrestre representa as “nações mortais” (Ap 13.1). Assim, o “mar” celestial representa as “nações celestiais”. Esse “mar” é claro e puro, em contraste com as águas agitadas e imundas dos mares terrenos aqui deste mundo. Podemos observar a frase: “como mar de vidro” e aceitarmos esse sentido. (“Um dia chegaremos na praia do outro mar”. Enfatiza um cantor sacro). 1. quatro animais cheios de olhos. Estes seres sobrenaturais são sempre citados em conexão com o trono de Deus (cf. Ez 1 e 10). Nas passagens dos capítulos (1 e 10) de Ezequiel eles são chamados de “querubins”. A palavra “querubim” ou “querubins” tem sua raiz no verbo “Ker~uhbim”. Plural de “querube”. Significa guardar, cobrir ou celestial. São vistos pela primeira vez, ao lado oriental do Jardim do Éden, guardando “o caminho da árvore da vida” (Gn 3.24). Sobre o propiciatório (a tampa da arca), eram contemplados dois querubins de ouro (Êx 25.17-22). As bordaduras das cortinas do tabernáculo eram figuras de querubins (Êx 25.18). O véu que fazia “separação entre o santuário e o lugar santíssimo” era bordado com figuras de querubins em alto relevo (Êx 26.31, 33). Deus habita entre os querubins e deles faz sua carruagem (Sl 18.10 e 80.1). Os querubins contemplados aqui por João, fazem a “Guarda Celeste” do trono de Deus (Ap 4.6, 9; 5.13-14).

sexta-feira, 18 de abril de 2014

FOGO (Tipológico)

1.  Deus é chamado um fogo consumidor (Dt 4.24) com o sentido de Deus zeloso (Êx 20.5) que "...ao culpado não tem por inocente..." (Êx 34.7c). Assim saiu fogo do Senhor e consumiu a Nadabe e Abiú, porque ofereceram fogo estranho (Lv 10.2). Desceu fogo do céu e consumiu dois capitães cada um com cinqüenta homens, que foram prender o profeta Elias (2 Rs 1.10-12). Apareceu em visões aos profetas no meio do fogo
(Is 6.4; Ez 1.4; Ap 1.14). O castigo de Deus é ilustrado pelo fogo que consumia (SI 18.6,12). 2. A presença e aprovação de Deus se manifestam pelo fogo caindo sobre os sacrifícios feitos a Ele. Houve uma tocha de fogo sobre sacrifícios feitos por Abraão (Gn 15.17), e caiu fogo, da parte do Senhor, sobre o holocausto oferecido por Elias, em desafio aos profetas de Baal (1 Rs 18.38). 3.  O fogo pode ser a perseguição ou as provações que o crente sofre. "...Passamos pelo fogo e pala água..." (SI 66.12b) "...quando passares pelo fogo não te queimarás, nem a chama arderá em ti" (Is 43.2b). "Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo...''
(I Pe 1.7a). O fogo da tribulação serve para prova da fé e paciência, que nos traz conhecimento espiritual, "...a tribulação produz paciência" (Rm 5.3b; Tg 1.2,12). 4.  O fogo representa o tormento eterno, o inferno, que é chamado "o lago de fogo" (Ap 19.20; 20.14,15; 21.8). Jesus falou da perdição como ".. .o fogo que nunca se apaga"
(Mc 9.43b,44b,45b,46b,48b). Ainda: "...o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos" (Mt 25.41b). No juízo, o mundo será destruído com fogo. Os céus em fogo se queimarão, e os elementos, ardendo, se desfarão (2 Pe 3.10). "Mas os céus e a terra que agora existem... se guardam para o fogo, até o dia do juízo..." (2 Pe 3.7). 5.  O fogo ilustra a proteção de Deus para com o seu povo. "Eu, o Senhor, serei para ela um muro de fogo em redor..." (Zc 2.5). Quando o profeta Elizeu estava ameaçado pelo rei da Síria, o exército cercou a cidade de Dota para prender o profeta. De manhã, o moço que acompanhava Eliseu, se levantou primeiro e, vendo o exército inimigo ao redor com cavalos e carros, disse: "...Ai, meu senhor! Que faremos?" (2Rs 6.15c). Eliseu respondeu: "...Não temas; porque mais são os que "» estão conosco do que os que estão com eles (2Rs 6.16b). Em seguida Eliseu orou a Deus pedindo que o Senhor abrisse os olhos do moço para ver a proteção de Deus. O Senhor atendeu a oração, abriu os olhos do jovem e este viu o monte cheio de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu
(2 Rs 6.12,17). Além destes, o fogo ainda é símbolo do Espírito Santo. Também no julgamento dos crentes suas obras serão provadas pelo fogo
(l Co 3.14,15)

quinta-feira, 17 de abril de 2014

O Messias

O têrmo Messias originou-se do costume de ungir com óleo, pessoas ou cousas, e assim separa las para um serviço especial do Senhor. O termo Messias, ungido, usa-se no Velho Testamento para designar o Rei Ideal da casa de Davi, sempre com a esperança de que ele estabeleceria o reino ideal de justiça. Teórica e simbolicamente todos os reis eram ungidos do Senhor, representantes do reino de Deus na terra. Mas na prática muitos dos reis contribuíram para a corrupção do govêrno, e o desvio do povo para a infidelidade e a idolatria. Não há outro profeta que tenha entendido tão clara mente o fracasso religioso do povo escolhido como aquele que havia experimentado a visão da santidade do Senhor. Mas este mensageiro zeloso do Senhor nos apresenta também o Rei Ideal do futuro, o Rei Messiânico da casa de Davi. A figura deste Rei e do seu reino apresenta-se freqüente mente na obra de Isaías, 7:14-17; 9:2-7; 11:1-9; 32:1-5. Opiniões variam quanto à ordem cronológica destas passagens, e também quanto à interpretação do seu significado. Não há razão suficiente para se duvidar de que estes trechos são profecias genuínas de Isaías. O contraste entre os ensinos destas passagens e o teor da profecia que trata da infidelidade da massa do povo concordam perfeitamente com a visão inaugural e as experiências subseqüentes do profeta. Não há razões suficientes para se rejeitar a interpretação messiânica do oráculo de 7:14-17. A passagem evidentemente se relaciona com 9:2-7. Nestes dois oráculos o destino nacional depende do nascimento da Criança. Este fato indica que Emanu EI ó idêntico à Criança Maravilhosa de 9:6,7. Em 7:14 a criança é Deus Conosco, e em 9:6 é Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. A criança nascida da virgem, Mat. 1:23, é o Messias, o herdeiro maravilhoso do trono de Davi. Isto não é declarado na passagem, mas o profeta reconhece que a incredulidade de Acaz determina o destino trágico para a nação, e desde então o profeta deposita sua confiança no restante fiel. Ele declara aqui como o Rei Messiânico há de nascer . Em 9:1-7 ele mencionam os atributos divinos do Messias que lhe deram a habilidade de inspirar e guiar o restante que tinha andado nas trevas, para ver e andar na luz resplandecente do Se nhor. Em 11:1-9 o Messias é um rebento do tronco de Jessé, dotado com o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e do temor do Senhor. Os atributos conferidos ao Rebento pelo Espírito do Senhor significam, como as outras passagens, a divindade do Ungido do Senhor. O Espírito do Senhor confere ao Rei Messiânico o discernimento e a energia devocional para executar o governo perfeito do seu reino eterno de justiça e paz. Os versículos 1-8 e 15-18 do capítulo 32 descrevem o reino justo e reto do Messias. 0 profeta não fala, nestas passagens, nos atributos divinos do Rei ideal, menciona dos nos capítulos 9 e 11, mas descreve a perfeição do governo do Messias vindouro

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Tipos bíblicos

Eva - a Igreja.
Caim - os que confiam nas suas obras.
Abel - os que confiam no sangue.
Enoque - os santos trasladados.
Moisés - os santos ressuscitados.
Noé - "os restantes'' que habitarão a nova terra.
Abraão - os crentes que andam pela fé.
Ló - os crentes que andam pela vista.
Ismael - a semente carnal.
Isaque - a semente espiritual.
Esaú - a velha natureza.
Jacó - a nova natureza.

No Casamento de Isaque
Abraão - Deus, o Pai. 
Sara - Israel.
Isaque - Jesus Cristo. 
Rebeca - A Igreja. 
Eliezer - O Espírito Santo. 
Quetura - Israel restaurado

Davi símbolo de Jesus no AT (tipológico)



Quando Samuel convocou a reunião dos filhos de Jessé para ungir um rei escolhido por Deus, Jessé não se lembrou de Davi. Esqueceu-se dele ou pensou que não era necessária a sua presença (1 Sm 16.10,11). É semelhante a Jesus. 1. Davi era considerado sem importância para ocasiões especiais. Jesus Cristo foi desprezado pelos homens que não fizeram dele caso algum (Is 53.2 e 3). 2. Davi foi ungido por ordem de Deus (1 Sm 16.1,12,13). Jesus foi o Cristo, o Ungido de Deus (Lc 4.18; At 4.27; Hb 1.9). 3. Davi enfrentou o gigante Golias, que desafiou o povo de Deus. Tomou Davi cinco pedras e usando uma só venceu o gigante (1 Sm 17.40,49,51). Jesus enfrentou o gigante Satanás, tendo à sua disposição cinco livros do Pentateuco, mas usou só um (o de Deuteronômio) e o Diabo o deixou (Mt 4.1-11). 4. Davi era pastor de ovelhas (1 Sm 16.11). Jesus é o Bom Pastor (Jo 10.14) e o Sumo Pastor (1 Pe 5.4). Uma particularidade digna de atenção é como Davi se identificou bem com o ofício de pastor de ovelhas. Sentia-se responsável pela proteção das ovelhas, enfrentando um leão e um urso. Em tudo isto ele reconhecia a dependência de Deus. Dizia: "O Senhor me livrou da mão do leão, e da do urso..." (1 Sm 17.37a). Não confiava em sua força, mas em Deus. Pensando no castigo do povo por causa de um erro seu, considera-se pastor diante das ovelhas e pergunta a Deus: "...estas ovelhas que fizeram?..." (2 Sm 24.17c). Há uma referência profética bem tocante, falando de Davi como pastor. "E levantarei sobre elas um só pastor...o meu servo Davi é que as há de apascentar; ele lhes servirá de pastor" (Ez 34.23). A solicitude de Davi pelo rebanho aparece como um exemplo de dedicação às ovelhas e ao pai. Não pensa em seu conforto, porém no bem-estar e na proteção das ovelhas. Por isso teve inspiração para aplicar a ilustração do pastor à proteção e dependência de Deus nas palavras do Salmo 23

Moisés símbolo de Cristo (tipológico)

E o personagem referido em maior número de livros da Bíblia. Seu nome aparece em trinta e um dos livros do volume sagrado e em 847 vezes. O historiador César Cantu disse dele: “Moisés, o maior homem que a humanidade conheceu". E chamado: servo do Senhor (Êx 14.31); fiel em toda a sua casa (Nm 12.7 e Hb 3.5); homem de Deus (Dt 33.1); profeta que não teve igual (Dt 34.10,11); o escolhido de Deus (Sl 106.23) e outros títulos. Como tipo de Cristo apresenta muitos pontos: 1. Ameaçado de morte e preservado por Deus (Êx 2.2-10; Hb 11.23). Jesus também (Mt 2.13-15). 2. Dominou a água do mar (Êx 14.21) - Jesus (Mt 8.26). 3. Alimentou uma multidão (Êx 16.15,16; Jo 6.31)- Jesus (Jo 6.11,12). 4. Teve seu rosto iluminado (Ex 34.35) - Jesus (Mt 17.1-5). 5. Os irmãos estiveram contra ele (Nm 12.1) - Jesus (Jo 7.5). 6. Intercedeu pelo povo (Êx 32.32) - Jesus (Jo 17.9). 7. Escolheu 70 auxiliares (Nm 11.16)-Jesus (lc 10.1). 8. Esteve a sós com Deus 40 dias em jejum (Êx 24.18) - Jesus (Mt4.2). 9. Andava com 12 tribos - Jesus com doze apóstolos. 10. Apareceu depois da morte (Mt 17.3) - Jesus (Atos 1.3

José símbolo de Cristo (tipológico)

JOSÉ (Gn caps. 37 a 50) 1. Amado pelo pai (Gn 37.3) - Jesus (Mt 3.17). 2. Odiado pelos irmãos (v 4) - Jesus (Jo 15.24). 3. Enviado pelo pai (vv 13-24) - Jesus (1 Jo 4.14). 4. Vendido (v 28) - Jesus (Mt 26.14,15). 5. Tentado e venceu (Gn 39) - Jesus (Mt 4.1-11). 6. Preso entre dois criminosos, um salvo, outro condenado (Gn 40) - Jesus (Lc 23.32,33). 7. Levantado e exaltado (Gn 41.14,43,44) - Jesus (Mt 28.18). 8. Com trinta anos começou o ministério (Gn 41.46) - Jesus (Lc 3.23). 9. A noiva não-hebréia (Gn 41.45) - Jesus (Ef 5.25,27). 10. A tribulação obrigou os irmãos a procurá-lo (Gn 42) - Jesus (Mt 24.21; Zc 12.10; Is 26.16). 11. Por ele vieram reconciliação e bênção para os irmãos (Gn 45e46)Jesus(Isll,12e35) 12. Todos os povos abençoados por causa dele (Gn 41.57) -Jesus (Is 2.2 a 4

Abel símbolo de Cristo (tipológico)

ABEL (Gn 4.1 a 11) Quando nasceu Caim, Eva teve uma expressão de alegria que é traduzida assim em nossas Bíblias: "Adquiri um varão com o auxílio de Jeová". Na Lei de Moisés, traduzida pelo rabino Masliah Melamed, também vem nessas palavras. No texto hebraico, a partícula "ête" está unida à palavra "Jeová". Segundo os hebraistas que conhecemos, esta partícula, que não tem tradução em português, aponta o objeto direto, de que não pode ser separada. Sendo assim, a expressão de Eva foi: "Adquiri um varão, Jeová". Pensava ela que Caim era Jeová, o varão prometido como a "semente da mulher" (Gn 3.15), que esmagaria a cabeça da serpente. De qualquer modo, Eva teve uma grande emoção de alegria com a chegada de Caim. Depois teve Abel e o chamou pelo nome de "Vaidade", coisa sem muita importância. Como se dissesse: Já tenho Caim, vem mais este, para quê? 1. Abel foi chamado vaidade - Jesus era desprezado e o mais indigno entre os homens (Is 53.3). 2.  Abel foi pastor de ovelhas - Jesus é o Bom Pastor (Jo 10.11). 3. Abel ofereceu maior sacrifício - Jesus ofereceu seu próprio sangue, num maior e mais perfeito Tabernáculo (Hb 9.11,12). 4. Abel foi invejado. Caim ficou irado contra Abel porque Deus aceitou a oferta dele e não a sua (Gn 4.4-6) - Jesus foi entregue a Pilatos por inveja (Mt 27.18). 5. Abel foi morto inocente - Jesus foi morto sem ter culpa. 6. Abel foi chamado justo (Mt 23.35)e - Jesus foi chamado justo(At3.14,15). 7. O sangue de Abel fala (Gn 4.10) - O sangue de Jesus fala (Hb 12.24

AS FERIDAS PARA O AMADURECIMENTO (profundo)

As feridas dos Sicômoros.
Cultivador de sicômoros era Amós, o profeta também boiadeiro. Sicômoro é uma árvore de frutos semelhantes a figueira e folhas bem parecidas com parreiras. Podia ser encontrada em abundância pelas colinas de Israel:
"E fez o rei que em Jerusalém houvesse prata como pedras; e cedros em abundância como sicômoros que estão nas planícies." I Reis 10.27
Um aspecto interessante dessa figueira brava é que seus frutos precisam ser arranhados, cortados com algum instrumento pontiagudo para poderem crescer e amadurecer de modo que sirva para o consumo.  "O risco ou furo nos figos verdoengos do sicômoro provoca um acentuado aumento na emanação do gás etileno, o que acelera consideravelmente (de três a oito vezes) o crescimento e o amadurecimento do fruto. Isto é importante, visto que de outro modo o fruto não se desenvolve plenamente e continua duro, ou é estragado por vespas parasíticas que penetram no fruto e habitam nele para reprodução."
Sicômoros maduros
Essa mensagem,  Amós estava entregando a Judá e Israel, a mensagem dos sicômoros. A nação precisava ser ferida em sua vaidade para se tornar saudável e agradável. Quanta autoridade, quanta autenticidade na fala de Amós para os homens errantes, miúdos, verdoengos, sujeitos a vespas e parasitas. E essa mensagem serve para todos nós! A correção dói, obedecer ao Evangelho pode ser sofrido, doloroso, mas produz saúde em nós, crescimento! Todos precisamos de freio, de arrependimento, de renunciar as propostas do mundo, que se fazem presentes nas multidões. Precisamos  ficar a sós com Deus, buscar o silêncio contrastante aos numerosos passos humanos que seguem cegos os apelos desse século. Voltar, voltar a Deus, a cruz de Jesus!
Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Provérbios 3:1-2
Os sicômoros, lembremos deles. Em todo e qualquer tempo, porque Deus fala através do sofrimento, da dor e também da alegria (frutos saudáveis). É que Deus está em nosso cotidiano, a cada "risco" que nos faz derramar lágrimas, também crescer. Porque nada se conquista ou se perde sem aprendizado, mas que seja com Deus. Com  gratidão, reverência,  louvor. Com celeiros cheios ou vazios. Precisamos estar atentos, porque a prosperidade pode ser enganosa, mas a justiça de Deus é como o sol que jamais falha e ilumina os campos, após  noites frias e escuras E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? Lucas 18:7-8.

Amós era a voz de Deus incomodando o pecado, riscando os figos, redirecionando os bois. E essa comparação não é insulto, porque o próprio Deus diz em Amós que muitas mulheres daquela época, estavam tais quais "vacas de Basã", só buscavam riqueza e fartura. Que assim não seja conosco. Mas que tal qual os figos cortados e machucados, sigamos firmes, nas pisaduras dAquele que sofreu em nosso lugar. A mensagem de Amós é atual e precisa ser ouvida por todos nós. Prosperidade nem sempre é sinal de benção, nem resultado de compromisso com Deus. Oprimir os pobres e satisfazer os desejos pecaminosos da mente e do corpo, desagradam profundamente a Deus. Que sejamos sensíveis a voz de Deus que nos fala através de coisas, por vezes, tão comuns, que tendemos a menosprezar. Deus trata o pecado de forma individual e também de forma coletiva: "Bendita é a nação, cujo Deus é o Senhor" Salmo 33:12. E uma nação abençoada se faz com pessoas que procuram obedecer a Deus.

SIGNIFICADO DOS NOMES BÍBLICOS A e B

Letra A :
Álcimo - elevado por Deus.  .  Alfeu - Deus substituiu.  .  Amã - o grande.  .  Amasá -auxiliado por Deus ou Deus é forte.  .  Amasias - o Senhor é forte.  .  Aminadabe - o Senhor mostrou-se generoso.  .  Aminom - digno de confiança.  .  Amirom - Deus é sublime.  .  Ampliato - aumentado.  .  Ana - cheia de graça.  .  Ananias - o Senhor tem sido misericordioso.  .  André - forte, viril.  .  Andrönico - vencedor dos homens.  .  Anrafel - a boca de Deus falou.  .  Antípatro - o retrato do pai.  .  Aode - glória.  .  Apolönio - consagrado a Apolo.  .  Áquilas - homem do norte.  .  Aquimeleque - Deus é rei.  .  Aquinoão - Deus é amável.  .  Aquior - Deus é luz.  .  Aquitobe - meu irmão (Deus) é bom Ariel - leão de Deus.  .  Ario - dedicado a ares, rei da guerra.  .  Arioque - nobre.  .  Aristarco - soberano exímio.  .  Aristóbulo - conselheiro excelente.  .  Arquelau - chefe do povo.  .  Arquipo - mestre-estábulo.  .  Artaxerxes - o grande rei.  .  Asá - Deus fez.  .  Asael - Deus o fez.  Asaf - Deus foi benevolente (para mim).  .  Asera - deusa dos tiros.  .  Asíncrito - incomparável.  .  Azael - Deus viu.  .  Azarias - o Senhor ajudou
Letra B:
Baal - dono, senhor.  .  Baltasar - proteja o rei ou proteja sua vida.  .  Banaías - Deus construiu.  .  Baraque - raio.  .  Barjésus - filho de Jesus.  .  Barjona - filho de Jona.  .  Barnabé - filho da consolação.  .  Barrabás - filho do mestre.  .  Barsabás - nascido em sábado.  .  Bartimeu - filho de Timeu.  .  Bartolomeu - filho de Tolmai ou Talmai.  .  Baruque - Deus seja bendito.  .  Basemá - bálsamo.  .  Batuel - homem de Deus.  .  Berenice - que leva à vitória.  .  Berzelai - homem de ferro.  .  Beseleel - na sombra de Deus.  .  Betänia - casa do pobre.  .  Betsabé - a viçosa.  .  Boanerges - filhos da tempestade.  .  Boos - nele há força

BATISMO COM ESPÍRITO SANTO E COM FOGO

BATISMO COM ESPÍRITO SANTO E COM FOGO: Este batismo superior não é executado por homens, como o batismo nas águas, mas somente pelo Senhor Jesus. João Batista deu testemunho:  “O que me enviou a batizar com água, esse me disse: Aquele sobre quem vires descer o Espírito Santo, e sobre ele permanecer, esse é o que batiza com o Espírito Santo. Eu mesmo vi e já vos dei testemunho de que este é o Filho de Deus” (Jo 1:34-35). Depois de ressuscitado e antes de subir aos céus, Jesus mandou que os que nele cressem esperassem até que do alto fossem “revestidos de poder” (Lc 24:49). “Revestir” significa “vestir de novo”. É claro que, quando somos salvos, o Espírito Santo passa a fazer parte da nossa vida, através de uma morada interior. Isto não é pouco, mas também não é tudo. Que testemunhas seríamos, sendo salvos, mas levando uma vida de derrotas, doenças e humilhações? Ele nos quer revestidos, como testemunhas poderosas de que Ele está vivo! Ele vestiu o nosso interior com o Espírito Santo e quer vestir-nos de novo com a sua presença. Mas não com a presença do Messias sofredor e, sim, daquele que recebeu todo o poder no céu e na terra (Mt 28:18). Ao nos revestir, ainda que sejamos fracos, passamos a exibir todos os atributos daquele que nos vestiu de novo. Este revestimento de poder capacita a pessoa que crê com diversos dons, inclusive o de falar em novas línguas (Mc 16:17-18, At 2:4, 10:46, 19:6, I Co 14:22). Quando somos contemplados no mundo espiritual, especialmente pelo adversário, não somos nós que aparecemos, mas, sim, aquele que nos revestiu. Esta é a segunda fase do seu processo em nossa vida cristã: depois da salvação, o batismo com o Espírito Santo é a experiência mais importante na vida do cristão e deve ser buscado com perseverança e paciência (At 1:4-8), bem como os dons do Espírito (I Co 12:28-31, 14:1-5, 14:39

domingo, 6 de abril de 2014

Jesus é o único ! (profundo)

UNIGÊNITO: O filho único gerado. Jesus é o UNIGÊNITO do Pai  (Jo 1:14, 1:18, 3:16, 3:18, I Jo 4:9). Ele é o Único em todos os sentidos: O único gerado da semente da mulher através do Espírito Santo, sem a semente do homem: Gn 3:15, Is 7:14, Mt 1:18-23, Lc 1:35 O único verdadeiramente Santo: Mc 1:24, Lc 1:35, 4:34, At 2:27, 3:14 O único ser humano a viver neste mundo sem nenhum pecado:  Jo 8:46, Hb 4:15, 7:26, I Pe 1:19 O único a operar maravilhas nunca antes operadas e jamais igualadas: Mt 11:5, Jo 2:11, 3:2, 9:32, 11:47, 12:37, 15:24, 20:30, Mc 5:15 O único Advogado que nunca perdeu uma causa: Jo 8:7, I Jo 2:1 O único Médico que nunca perdeu um doente, mesmo que estivesse morto: Mc 5:35, Lc 7:2, 7:14, Jo 4:50-53 O único que liberta: Mc 5:15, Jo 8:36 O único que é o Pão da Vida: Jo 6:35,48,51 O único a fazer um único e definitivo sacrifício para aniquilar o pecado para sempre: Hb 9:26, 10:10,12 Mc 14:36, Mt 26:42, Lc 22:42; Jo 17:4, 19:30 O único a descer ao Inferno e arrancar as chaves da morte: Ap 1:18 O único a retornar de um lugar sem retorno e a viver para sempre: Sl 16:10, Mc 16:9, Jo 21:14, Rm 6:9, Ap 1:17-18 O único que tem autoridade para perdoar pecados: Mt 9:6, Lc 23:43 O único Caminho, Verdade e Vida: Jo 14:6, Hb 10:20 O único que é a Porta da Salvação: Jo 10:7,9, Ap 22:14 O único que salva: Jo 17:3, At 4:12 O único cujas Palavras jamais passarão: Mt 24:35, Mc 13:31 O único a descer e subir aos Céus: Jo 3:13, At 1:9 O único Mediador entre Deus e os Homens: I Tm 2:5 O único que é a Ressurreição e a Vida: Jo 11:25 O único que batiza com Espírito Santo e com Fogo: Mt 3:11, Jo 1:33, At 2:4 O único que é o Cordeiro de Deus: Jo 1:29, Ap 15:3, 21:22 O único Pastor: Zc 13:7, Mt 25:32, 26:31, Jo 10:11, Hb 13:20, I Pe 5:4 O único Messias: Dn 7:13-14, Mt 26:63-64, Lc 4:41, Jo 11:27 O único Senhor: Jo 13:13, I Co 8:6, Ef 4:5 O único Todo-Poderoso: Mt 28:18, Ap 1:8, 4:8