"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. " 1Ts 5.23.
O ser humano é tripartido. Todo homem é espírito alma e corpo. O corpo é diferente da alma e a alma é diferente do espírito. ( diferente do Espírito Santo )
O homem é um espírito que tem uma alma e habita num corpo.
Corpo : Minha forma visível. Com ele me relaciono com o mundo exterior.( ex.: Os cinco sentidos, fala, audição, visão, olfato, tato. )
Alma : É tudo que o homem é. Sua personalidade. Seu ego. É o mundo dos pensamentos, sentimentos e decisões. A alma está entre o espírito e o corpo.
Pertence aos dois. Está ligada ao mundo espiritual através do espírito e ao mundo material através do corpo. Através da alma tenho consciência de mim mesmo.
Áreas da alma
Mente : Sede da alma, intelecto, pensamentos, raciocínios, memória.
Vontade : Instrumento para tomar decisões. Poder para escolher.
Emoções : Instrumento para expressar nossos sentimentos, gostos, simpatias, alegrias, tristezas, amor, ódio, etc.
O Termo alma representa o hebraico nephesh, que em muitas outras passagens se traduz por “vida” ou criatura.
Usa-se esse vocábulo a respeito dum ser vivo (Gn 17. 14; Nm 9.13, etc.); e dos animais, como criaturas (Gn 2.19, 9.15, etc.); e da alma como substancia distinta do corpo (Gn 35.18); da vida animal (Gn 2.7; note-se a aparente identificação com o sangue, Lv 17.14; e Dt 12.23); da alma como sede dos afectos, sensações e paixões, sendo susceptível de angústia (Gn 42.21), de aflição (Lv 16.29), de desanimo (Nm 21.5), de desejo (Dt 14.26), de aborrecimento (SI 107. 18); e sendo, também, capaz de comunicação com Deus.
Como vinda Dele (Ez 18.4). desejando-O (SI 42.1, Is 26.9), regozijando-se Nele (SI 35.9; Is 61.10), confiando Nele (Sl 57.1), adorando-O (SI 86.4, 104.1), mas pecando contra Deus e fazendo mal a si própria (Jr 44.7; Ez 18.4; Mq 6.7).
No N.T. é o termo “alma’ a tradução do grego “psyché”, que, como nephesh, é muitas vezes traduzido por “vida”.
Usa-se acerca do homem individual (At 2.41; Rm 13.1: 1 Pe 3.20); da vida animal sensitiva, com as suas paixões e desejos, distinguindo-se do Corpo (Mt 10.28). e do espírito (Lc 1.46; 1 Ts 5.23; Hb 4.12).
A alma é susceptível de perder-se (Mt 16.26); de ser salva (Hb 10.39; Tg 1.21); e de existir depois da separação do corpo (Mt 10.28; Ap 6.9; 20.4).
ESPIRITO
Espírito humano: Ponto de contacto com Deus. É através do meu espírito que tenho consciência de Deus e me relaciono com Ele. Deus é Espírito e só podemos perceber Deus no espírito. ( Ef 2:22 Jo 4:24 )
A palavra “espírito” no A.T. é, com duas excepções, uma tradução do termo hebraico ruach, que também tem a sua significação literal de “vento” (Gn 8.1, etc.), sendo em muitas passagens traduzido por “sopro”, com aplicação ao ar respirado (Jó 17.1; Is 2.22) e à frase “fôlego de vida” (Gn 6.17; 7.15; cp com Sl 104.29, e Ez 37.8).
Deste modo é naturalmente empregada a palavra acerca do principio vital, o principio da vida animal (anirna, psyché), quer se trate de homens ou de animais (“fôlego”, Ec 3.19); de homens (Gn 45.27; Nm 16.22; Jó 10.12; SI 104.29; Ec 12.7; Is 38.16; 57.16).
Noutras passagens refere-se ao principio espiritual ou à alma racional (anomus, pneuma).
Neste sentido é o espírito a sede das sensações e das emoções; ele é altivo (Pv 16.18), atribulado (1Sm 1,15), humilde (Pv 16.19); tornam-se nele subjectivas as graças divinas (Sl 51.10; Ez 11,19; 36.26).
No N.T., o espírito (pneuma ), como faculdade divinamente concedida, pela qual o homem pode pôr-se em comunhão com Deus, distingue-se do próprio carácter natural (psyché); veja-se especialmente 1Co 2.10 a 16.
A Bíblia claramente faz supor a existência do espírito, separado do corpo depois da morte (Lc 24.37, 39; Hb 12.23 ).
Qual a Diferença entre "Alma" e "Espírito"?
"O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Tessalonicenses 5:23).
"Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" (Hebreus 4:12).
Estes dois versículos mostram que a Bíblia às vezes distingue entre "alma" e "espírito".
A palavra portuguesa "alma" geralmente vem ou do hebraico "nephesh" ou do grego "psyche" e pode ser usada de várias maneiras.
Ela às vezes se refere à ideia de vida física e é frequentemente traduzida como "vida" (Mateus 6:25; 2:20; Filipenses 2:30).
Às vezes se refere à pessoa e é, assim, traduzida como "pessoa" (Atos 7:14; 1 Pedro 3:20).
Ocasionalmente, a palavra "alma" é usada para falar do "espírito" do homem, que não pode ser destruído, mas que pode sofrer castigo eterno e expulsão da presença de Deus. (Mateus 10:28; 1 Pedro 1:22; Atos 2:27,31; Salmo 16:10).
"Alma" é raramente usada em referência a Deus.
O termo espírito faz ressaltar o aspecto espiritual do homem, ou do próprio Deus. Ele vem do hebraico "ruach" e do grego "pneuma".
Esta palavra pode ser usada para falar do aspecto racional, moral e espiritual do homem (1 Coríntios 2:11), mas não é usada para animais.
É também frequentemente usada para falar de Deus como um ser espiritual (1 Coríntios 3:16; 2 Coríntios 3:3).
Enquanto as palavras "alma" e "espírito" são às vezes intercambiáveis, é claro que muitas passagens fazem uma distinção.
"Alma" é associada mais comummente com a vida física, enquanto "espírito" se relaciona mais com a mente e o aspecto espiritual do homem.
A vida física é tirada do homem quando seu espírito é separado de seu corpo (Tiago 2:26; Eclesiastes 12:7).
Mas o espírito eterno que volta a Deus para ser julgado continuará a existir eternamente.
Pelos nossos actos nesta vida, cada um de nós escolhe para onde seu espírito irá na eternidade.
Ou sofremos o castigo eterno ou gozaremos a vida eterna (Mateus 25:46; 2 Tessalonicenses 1:9).
Decidimos nosso futuro eterno pelo que fazemos nos corpos que temos agora (2 Coríntios 5:10).
A alma se separa do espírito? Ou são inseparáveis?
Resposta
Segundo o ensino de Paulo em I Ts. 5:23, somos compostos de três partes: Corpo, alma e espírito. O que Significam esses três elementos?
CORPO
Parte material do homem.
ALMA (CORAÇÃO)
Substância incorpórea, imaterial, invisível, criada por Deus à sua semelhança, fonte e motor de todos os actos humanos. É a parte imortal dos homens, em contraste ao corpo (Is.10:18, Ap.6:9, 20:4).
ESPIRITO (RAZÃO)
O espírito é a parte do homem que inclui a razão, a vontade e a consciência, que é imortal.
Na Criação do homem, pode-se ver a formação e constituição dessa “tri-unidade”: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra (corpo), e soprou em seus narizes o fôlego de vida (espírito) e o homem foi feito (alma) vivente (Gen.2:7).
Parece-nos que alma e espírito estão tão intrinsecamente ligados que são inseparáveis.
Muitas vezes parecem se confundir os dois, como por exemplo: Em Ec.12:7, é o espírito que volta a Deus no momento da morte, já em Ap.6:9, é a alma.
Em Mat.10:28, a parte que morre é a alma, já em Tiago 2:26 é o espírito.
Resumindo, se a alma é a sede e o centro da vida humana, e o espírito é o intelecto, dá-nos a impressão que são inseparáveis, pois na eternidade nossa alma viverá, e estaremos bem conscientes (espírito).
O Homem comparado ao Tabernáculo de Deus
I Cor. 3:16
"Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?"
O tabernáculo assim como o Templo eram compostos ou formados de 3 partes.
Cada uma delas pode ser comparada às partes que formam o homem já salvo.
O Átrio: A parte que circundava, representa o nosso corpo.
Lugar Santo: onde se acendia a Lâmpada, representa a alma.
Santo dos Santos: Onde Deus habitava e manifestava Sua presença, representa o espírito.
CRIAÇÃO E QUEDA DO HOMEM
Deus criou o homem à sua imagem e semelhança.
O criou para ter comunhão com ele. Adão antes da queda era um homem perfeito e usava todo seu potencial da alma, mas era governado pelo espírito.
O Homem foi criado à semelhança de Deus. Tinha comunhão com Deus em espírito que governava sua alma , que por sua vez governava o corpo.
O homem era um ser governado pelo espírito.
Após a queda o espírito do homem morreu para Deus e o homem perdeu a comunhão com Ele.
O homem passou a ser governado pela sua alma.
OS 3 PASSOS (FASES) PARA A SALVAÇÃO
1) Justificação do espírito.
Livra-me da culpa do pecado. É o inicio da caminhada.
Quando o homem caiu (escolheu fazer a própria vontade ao invés da vontade de Deus), ele morreu espiritualmente.
O homem ficou então incapaz de ter comunhão com Deus por causa da culpa do pecado. Gn 3:7-10
O problema da culpa só tem duas soluções : É paga ou perdoada.
O homem por si só não pode justificar-se diante de Deus e remir sua culpa.
Deus é perfeitamente santo, puro, justo e qualquer erro, por menor que seja, qualquer pensamento impuro, qualquer deslize , para ele é uma ofensa terrível
Mas pela sua misericórdia e amor Ele enviou Jesus, que foi perfeito, puro, justo, santo, não cometeu nenhum pecado e por isso foi oferecido como sacrifício pelos nossos pecados, nos perdoando e livrando de toda culpa.
Podemos agora Ter comunhão com Deus livremente.
Aqui começa o drama do homem, ou ele aceita o perdão de Deus através de Jesus Cristo, ou ele vai tentar achar alguma forma de remir esse sentimento.
( religiosidade, obras, auto-punição )
Religião => forma do homem tentar aplacar a ira de Deus.
Recebemos o perdão pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo.
Mas muitas pessoas não aceitam ser salvas sem que tenham que fazer algo.
A graça de Deus é uma afronta ao orgulho do homem.
O novo nascimento, a obra de Jesus por nós , vivifica o nosso espírito e podemos novamente ter comunhão com Deus. Ef 2:1 Jo 1:12-13
2) Santificação da alma.
Cura das lembranças e emoções, vontade ajustada com a vontade de Deus. Imprime em nós o carácter de Cristo ( caminhar por fé e não por sentimentos ).
Deus cura nosso espírito nos dá tudo que precisamos para ter uma vida santa e reta em perfeita comunhão com Ele (um novo espírito, uma nova vida ). II Pe 1:3
Em que nos enroscamos então ?
Nas enfermidades da alma causadas pelo pecado ( independência de Deus ) em nossa mente, vontade e emoções .
Nossa alma ( mente, vontade e emoções ) foi afetada pelo pecado e também precisa de cura
Quando nos convertemos Deus, através de sua Palavra, começa uma limpeza em nosso interior, em nossa alma. Lc 21:19 - I Pe 1:9 - I Pe 1:22
3) Glorificação do corpo
O objetivo final na ressurreição ou arrebatamento, quando receberemos um novo corpo, semelhante ao de Cristo depois de ressurrecto. I Co 15:51-52
Ao nos convertermos nosso espírito é vivificado e estamos salvos, mas Deus quer fazer mais.
ALMA CORPO E ESPIRITO REPRESENTADOS EM UMA LÂMPADA.
“O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do coração (ou alma).” (Pv. 20.27).
1 - O Espírito Santo (Sua Pessoa)
É representado pela “Energia Eléctrica.” Não o podemos enxergar, mas Ele é o Poder de Deus em nós, habitando em nosso espírito recriado quando recebemos a Jesus como nosso SENHOR E SALVADOR – (Rm. 10.9-10) “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.” (NVI).
O espírito (do homem) tem três funções principais:
CONSCIÊNCIA – É o órgão de discernimento que distingue o certo e o errado, mas não por meio da influência do conhecimento acumulado na mente, senão por um julgamento espontâneo e directo; a consciência condena todas as condutas que não seguem as direcções dadas pela intuição;
INTUIÇÃO – É aquele conhecimento que chega até nós, sem qualquer ajuda da mente, emoção ou vontade.
Chega intuitivamente. As revelações de Deus e todos os movimentos do Espírito Santo, tornam-se conhecidos do crente por meio da intuição; a CONSCIÊNCIA julga segundo a intuição;
COMUNHÃO – É adorar a Deus. A adoração só pode ser feita no espírito recriado do homem.
2 - “A Alma ou o coração do homem”
É representada aqui como sendo “A Luz da Lâmpada”. É na alma do homem que residem seus sentimentos (Afetos, Emoções, desejos, vontades).
Ainda existe no crente a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos, a qual continua no cristão após a sua conversão, comummente chamada de “obras da carne”.
Carne é sinónimo de “eu natural”, coração. No coração (sede dos sentimentos) estão inseridos desde a queda de Adão, propensões para o pecado que lutam contra a nova natureza vinda pela sua conversão em Cristo.
Esta nova natureza ou novo nascimento, se dá pelo espírito do homem recriado, regenerado, que vai fazendo com que a alma do homem se submeta ao senhorio de Jesus.
Há uma gradual santificação, por uma voluntária aceitação da Verdade de Deus e esta alma vai absorvendo a luz e a glória de Deus através do Espírito Santo em nosso espírito – automaticamente, aquele mal vai esvaziando.
Não devemos confiar em nosso coração, mas devemos nos orientar em todas as áreas da vida usando a Palavra.
Estando o nosso coração submisso ao SENHOR, todas as coisas estarão sob controle até nas horas de dificuldade.
3 - “O Corpo do homem é representado pela parte Física da lâmpada”.
O corpo recebe um estímulo interno que é o da alma. Podemos dizer que o corpo é a ligação física em um estímulo invisível da alma. O corpo é o abrigo externo dela, por isso se o corpo estiver preso aos actos do velho homem, ele será a exteriorização física do pecado.
Temos um valor grandioso para Deus, senão Ele não teria entregue Seu Filho Jesus.
Nosso espírito, alma e corpo, são importantíssimos para Deus, tanto é que todas as nossas atitudes, sejam elas, de obediência, devoção, comportamentos e ações, estão sendo vistas mas nunca controladas.
“E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.” (Hb. 4.13).
Que Deus nos ajude através do Seu Espírito Santo a entender todas estas coisas. Amém.
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