terça-feira, 6 de maio de 2014

PARAKLETOS

PARAKLETOS: Quando Jesus se despediu dos discípulos, prometeu que não os deixaria órfãos. E disse: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Parakletos” (Jo 14:16). Falava ele a respeito do Espírito Santo. Jesus prometeu isto em aramaico, a língua usada por Ele na época, mas o apóstolo João, ao relatar esta passagem no seu Evangelho, o fez em grego. A frase original é allos Parakletos, na qual allos quer dizer “outro da mesma espécie”, e não hetero, que quer dizer “outro de espécie diferente”. Portanto, o Espírito Santo é outra Pessoa, mas da mesma espécie que Jesus. Não é anjo nem espírito. É a terceira Pessoa da Trindade. É o próprio Deus. Já a palavra Parakletos é assim explicada: Para quer dizer “ao lado” e kletos quer dizer “chamado”. Ou seja, Jesus prometeu “outro igual a Ele, chamado para ficar ao nosso lado”. Muitas traduções substituem o grego Parakletos por “Consolador” ou “Ajudador”, mas isso seria reduzir e limitar a finalidade  da vinda do Espírito Santo em nossa vida. Ele não tenta apenas confortar-nos sobre a ausência física de Cristo e pôr termo aos nossos pesares; tampouco é um socorrista que acionamos somente para algumas horas difíceis da nossa vida. A sua vinda é para Deus ficar o tempo todo ao nosso lado! Segundo as descrições que Jesus faz a partir do capítulo 14 de João, o Espírito Santo, além de consolar e ajudar, guia, ensina, fortalece, faz lembrar as palavras do Senhor, inspira, concede dons e roga por nós, através de nós. Por isso, dada a abrangência da sua atuação, é preferível chamá-lo de Parakletos. Observe na promessa de Jesus, a presença da Santíssima Trindade: “Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Parakletos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário